PROJETO

Projetos Erasmus +

O CFAE Calvet de Magalhães tem procurado aumentar a qualidade e relevância da formação contínua e das atividades que desenvolve, ao procurar reforçar a sua rede de parceiros, em espaço europeu. Este reforço tem permitido o intercâmbio, bem como a partilha de experiências de trabalho, de formação e de novas práticas em diversas áreas. 

Para este propósito tem investido num trabalho de proximidade e em rede colaborativa com diferentes parceiros europeus, beneficiando das diferentes experiências, dos diferentes perfis e de especializações e assim alargar as oportunidades de mobilidade aos docentes das 10 Escolas Associadas ao CFAE Calvet de Magalhães, em que estas poderão dedicar-se à melhoria contínua e à procura de aprendizagens significativas de valor acrescentado para a comunidade educativa.

 

Erasmus + "Science Starts at School" - 2017 (Organização Parceira)

Erasmus + KA220-SCH "Full Steam" (Science, Technology, Engineering, Arts and Maths) - 2021 (Organização Parceira) 

Erasmus + KA122-SCH-000147178 "PotentiaEducation" - Sweden (Organização de Acolhimento)

SWELL Teacher Academies (Academias de Professores Erasmus +)

 

 

SWELL Teacher Academies (Academias de Professores Erasmus +)

O CFAE Calvet de Magalhães integra uma rede europeia composta por 11 organizações parceiras e 15 parceiros associados, entre os quais se destaca o Ministério da Educação, Ciência e Inovação de Portugal, no âmbito do projeto SWELL Academy, financiado pelo Programa Erasmus+ Teacher Academies.

Coordenado pela Frederick University (Chipre), o projeto SWELL Academy tem como principal objetivo promover o bem-estar de professores e alunos através do desenvolvimento de competências baseadas na Aprendizagem Autodirigida (Self-Directed Learning – SDL).

A iniciativa pretende influenciar políticas educativas nacionais e europeias por meio de diálogos institucionais e da disseminação de práticas inovadoras, contribuindo assim para uma mudança cultural nos sistemas educativos, tornando-os mais inclusivos, centrados no aluno e orientados para o bem-estar.

O CFAE Calvet de Magalhães orgulha-se de participar ativamente como organização parceira neste projeto internacional, reforçando o seu compromisso com a inovação pedagógica, a formação contínua de professores e a promoção de ambientes de aprendizagem saudáveis e participativos.

 

Erasmus "Science Starts at School" - 2017 (Organização Parceira)

 

O Centro Calvet de Magalhães foi organização parceira.

1st Transnational Meeting   Place: Cascais and Oeiras / Portugal
Schedule: 27th and 28th November 2017

2nd Transnational Meeting Place: Tampere / Finland
Schedule: 14th and 15th May 2018

3rd Transnational Meeting Place: Ústi nad labem / Czech Republic
Schedule: 08th and 09th October 2018

4th Transnational Meeting Place: Lauria / Italy
Schedule: 06th and 07th May 2019

Projeto KA220-SCH “Full Steam” (Science, Technology, Engineering, Arts and Maths) - 2021 (Organização Parceira)

 

 

Projeto KA220-SCH “Full Steam” (Science, Technology, Engineering, Arts and Maths).

 

Parceiros Internacionais:

-University of Iceland / UniSci Science Center (https://english.hi.is e  http://visindasmidjan.hi.is )

-Olemisen Balanssia ry , Finlandia ( http://www.olemisen.fi )

Erasmus+ KA122-SCH-000147178 "PotentiaEducation" - Sweden

Startsida - Potentia Education

 

Em 2023, iniciámos uma parceria, enquanto organização de acolhimento, no âmbito do Project Erasmus+ KA122-SCH-000147178 (PotentiaEducation-Sweden). O Centro de Formação Calvet de Magalhães e os 10 AE/ENA, parceiros deste consórcio, acolheram os parceiros suecos com o objetivo de estes desenvolverem novas ideias através da observação e interação com alunos e professores das escolas associadas.  

 

Potentia Education é uma pequena Escola Secundária privada em Bålsta (Suécia), localizada no centro de Bålsta; tem 215 estudantes dos 10 aos 16 anos.

A Suécia adotou os manuais digitais e aboliu o uso de manuais em formato físico. Nesta implementação verificaram que as competências de leitura e escrita diminuíram significativamente e pretende-se avaliar o papel dos manuais e aplicações digitais nesse resultado. 

Em Portugal vieram observar a aula com o uso de não só ferramentas digitais como do manual em formato físico.