INSTITUIÇÃO

CENTRO DE FORMAÇÃO CALVET MAGALHÃES


Descrição

O Centro de Formação Calvet de Magalhães (CFCM) foi constituído em janeiro de 1993, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 249/92, de 9 de novembro, com a última redação dada pelo Decreto-Lei nº 15/2007 de 19 de janeiro e o nº 1 do Despacho 18039/2008 de 4 de julho e regulamentação complementar, na sequência do processo em que estiveram envolvidas 13 escolas básicas e secundárias da zona Ocidental da cidade de Lisboa.

Atualmente estão associados ao CFCM cinco Agrupamentos de Escolas e cinco Escolas Não Agrupadas, totalizando 28 estabelecimentos, que compreendem Jardins de Infância e Escolas Básicas e Secundárias, que se estendem ao longo do rio Tejo, entre o Restelo e a Baixa lisboeta, e em que prestam serviço cerca de 1300 docentes e de 350 não docentes.

O CFCM teve a sua sede na Escola Secundária Marquês de Pombal até 2019. A partir desse ano passou a estar sediado na Escola Secundária Fonseca Benevides.

O CFCM tem acreditação formal, a ser requerida de três em três anos ao Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua. Também toda a sua oferta formativa, bem como os respetivos formadores, estão acreditados por aquela instituição.

O nome do Centro está ligado a Manuel Maria de Sousa Calvet de Magalhães, professor, metodólogo, artista plástico, que se notabilizou como pintor tendo recebido o Prémio Nacional de Arte Luís Lupi e o Prémio Amadeu Sousa Cardoso e estando representado em coleções públicas e privadas, nomeadamente no Museu Nacional de Arte Contemporânea e no Museu Municipal de Lisboa. Entre 1956 e 1974, foi professor e diretor da Escola Francisco Arruda, uma das escolas associadas a este Centro.

Como diretor da escola, teve intervenções marcadamente pedagógicas e humanitárias empenhando-se em experiências de coeducação, de integração de alunos deficientes, na implementação dos 7º e 8º anos experimentais e na utilização de meios audiovisuais, bem como na realização de sábados culturais com filmes e palestras com a presença de escritores, artistas e pedagogos e, ainda, a criação da Chiquinha – estabelecimento infantil e primário, para filhos de professores e funcionários da área.

O CFCM é um dos vinte e nove Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE) da área de Lisboa e Vale do Tejo e faz parte da “Malha Atlântica” que integra mais cinco outros CFAE (Amadora, Cacém, Cascais, Oeiras e Sintra).

As associações de Centros de diferentes regiões geográficas permitem a realização de encontros e congressos e o desenvolvimento de projetos que proporcionam partilhas de conhecimentos e de experiências que constituem uma mais valia para todos ao gerar um ambiente produtivo e enriquecedor.

A formação, dirigida inicialmente aos docentes, estendeu-se ao pessoal não docentes (administrativo, auxiliar e técnico), contemplando uma diversidade de modalidades e disseminou-se pelos domínios pedagógicos, didáticos, relacionais, humanísticos, culturais, científicos e tecnológicos.

 O CFCM foi pioneiro em domínios formativos diversos, dos quais se destacam, entre outros, a Astronomia, a Energia, o Ambiente e as Tecnologias de Informação.

Nos últimos anos, o facto de haver formação financiada pelo Orçamento de Estado e a necessidade de formação decorrente do descongelamento das carreiras docentes, fez disparar a procura de formação.

Apesar de diversos constrangimentos, sentidos ao longo dos tempos, a oferta formativa do Centro sempre se pautou pelo elevado rigor e qualidade. Isso deve-se, em grande parte, ao bom relacionamento que foi possível estabelecer entre o CFCM e as Escolas associadas.

Até ao momento, o CFCM contou com quatro diretores, que sempre se nortearam por um referencial de qualidade no desempenho das suas funções, procurando implementar uma formação dinâmica, atualizada e inovadora, tal como é reconhecida pelos formandos, e que se propõe conciliar as necessidades e solicitações individuais e institucionais.


Objetivos

Desde o início da sua criação que o CFCM se assume como uma entidade de apoio à formação de pessoal docente e não docente, em estreita colaboração com as direções das escolas associadas e, mais atualmente, com os membros da SFM, visando proporcionar contextos de melhoria da educação e formação e promoção do sucesso escolar de todos os alunos. 

O CFAECM tem os seguintes objetivos de ação:

  • Organizar a formação contínua certificada das escolas/agrupamentos;
  • Desenvolver um trabalho de maior aproximação e estreita colaboração na elaboração dos planos de formação das escolas associadas, refletido nas propostas de formação;
  • Melhorar a avaliação da execução dos projetos formativos financiados ao abrigo da legislação que regulamenta a atribuição de apoios a eixos de formação considerados prioritários pela tutela;
  • Agilizar e aumentar a capacidade de resposta ao processo de Avaliação externa, no âmbito da Observação de aulas;
  • Conseguir maior coordenação, homogeneização e interação nos planos de formação das escolas associadas com o Plano de Ação do CFAECM;
  • Assegurar a execução financeira das candidaturas a financiamento da formação disponibilizados pelas entidades tutelares;
  • Apoiar as escolas associadas na elaboração de projetos e candidaturas de estímulo à promoção do sucesso escolar e à sua internacionalização.

Escolas associadas


Horário de funcionamento

Horário de atendimento
2ª e 4ª feira 14h00/17h00
3ª ; 5ª  e 6ª feira 10h/13h00

 


Contactos

Email: cfcm@cfcm.pt
Telefone: 213617448


Localização

Rua Jau - Alto de Santo Amaro
1300-312 Lisboa