Vamos falar sobre Cinema? TAKE 28 - Monte Clérigo e Terra Vil – Introdução ao cinema de Luís Campos turma ACD 25/26.08
Apresentação
A presente ACD dá cumprimento à missão do PLANO NACIONAL DE CINEMA, integrando o conjunto de objetivos estipulados no Despacho 2022/65, de 5 de janeiro, visando aproximar os universos da educação e da cultura e aprofundar a relação do cinema com as comunidades educativas. Esta ação é inteiramente dedicada ao trabalho do realizador e produtor português Luís Campos, autor cuja obra tem estado profundamente ligada à representação de problemas da juventude, com destaque para a curta-metragem Monte Clérigo (2023), recentemente integrada no catálogo do Plano Nacional de Cinema (PNC) e Terra Vil (2025), primeira longa-metragem de ficção do autor, com estreia agendada para breve. Tanto em Monte Clérigo como em Terra Vil encontramos composições sobre problemas concretos da juventude no Portugal das primeiras décadas do século XXI, destacando-se, em ambos os casos, o retrato de diferentes modos de vida, quer resultantes do fenómeno das migrações, quer das recentes alterações climáticas, ambas com impactos profundos na desestruturação de relações humanas e familiares. No cinema de Luís Campos, todas estas dimensões estão atravessadas por opções estéticas e artísticas, mas, sobretudo, éticas. Por um lado, estas dimensões podem ser articuladas com diferentes áreas disciplinares, como Ciências Naturais, Cidadania e Desenvolvimento, História, Filosofia, Área de Integração, entre outras; por outro, podem estar na origem de projetos interdisciplinares a desenvolver na escola; finalmente, pela qualidade do cinema, serão poderosos auxiliares para a formação do gosto dos jovens pelo cinema.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
-Aproximar os universos da educação e da cultura e aprofundar a relação do cinema com as comunidades educativas. - Promover a literacia fílmica através do recurso ao cinema em contextos educativos, trabalhando com os alunos temáticas abordadas nos filmes que irão estar em análise. -Sensibilizar os docentes para o potencial do recurso ao cinema de Luís Campos. - Aproximar os docentes dos agentes, protagonistas e criadores do cinema português.
Conteúdos
- Apresentação das obras fílmicas Monte Clérigo e Terra Vil, nos seus aspetos de composição: Argumento, Realização, Direção de Fotografia e Som, entre outros elementos. - Reflexão e debate com a presença do realizador
Metodologias
-Partilha de práticas pedagógicas relativamente ao uso do cinema em sala de aula.
Modelo
Aplicação do Questionário de Satisfação até 2 dias após o decorrer da ACD.
Observações
Os professores/educadores que desejarem creditação, após a frequência da ACD, devem solicitar o certificado de frequência. Este tem um custo de 5 euros. Para proceder ao pagamento devem transferir a verba de 5,00 € utilizando o: NIB: 0781 0112 0112 0012 91 310 ou IBAN: PT500 781 01 120 112 001 291 310 ( Escola Secundária de Fonseca Benevides). O comprovativo de pagamento deverá ser enviado para andreia.santos@esfb.pt Os certificados podem ser emitidos até 90 dias após pagamento e são disponibilizados em formato digital em www.calvetmagalhaes.net , separador "HISTÓRICO".
Formador
Elsa Maria Carneiro Mendes
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 14-01-2026 (Quarta-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |