Vamos falar sobre Cinema? TAKE 21 – Os Verdes Anos, de Paulo Rocha turma ACD.24.25.09
Apresentação
Esta ação tem como objetivo divulgar a obra Os Verdes Anos, de Paulo Rocha, junto das comunidades educativas, dando continuidade ao aprofundamento da relação do cinema com a escola em articulação com as grandes Áreas de Competências constantes no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, nomeadamente: - Informação e Comunicação, Relacionamento interpessoal, Desenvolvimento Pessoal e Autonomia, Pensamento Crítico e Criativo e Sensibilidade Estética e Artística. Esta ACD insere-se no âmbito das Comemorações do Centenário do Nascimento de Carlos Paredes, a decorrer em 2025 e procura também dar mais visibilidade à obra musical deste grande vulto da cultura e da música portuguesas. As ACD's do PNC constituem-se como instrumentos de apoio, quer ao trabalho pedagógico desenvolvido com recurso a filmes, quer à viabilização de uma gestão flexível do currículo, orientada pelos docentes nas suas comunidades educativas.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.
Objetivos
-Contextualizar a produção e criação de Os Verdes Anos no Portugal dos anos 60 e reconhecer elementos caraterizadores do denominado Cinema Novo português. -Conhecer o(s) processo(s) criativo(s) de dois autores de importância fundamental na cultura portuguesa: Paulo Rocha e Carlos Paredes. -Reconhecer a importância de Carlos Paredes na produção de música para cinema. -Valorizar a arte do cinema enquanto forma de expressão que realiza uma síntese a partir do contributo de diferentes áreas artísticas e técnicas. - Trabalhar com os alunos as temáticas abordadas no filme Os Verdes Anos, de Paulo Rocha, sensibilizando os docentes para as potencialidades do recurso ao cinema nas práticas educativas. - Aproximar as comunidades educativas do setor do cinema e do audiovisual, através do contacto com todos aqueles que exercem a profissão do cinema a partir de diferentes perspetivas, incluindo a programação, a investigação e a docência.
Conteúdos
-A obra Os Verdes Anos no Portugal dos anos 60. -Elementos caraterizadores do denominado Cinema Novo português. -Aspetos fundamentais nos processos criativos de Paulo Rocha e Carlos Paredes. - O papel de Carlos Paredes na produção de música para cinema. -Reflexão sobre processos criativos, temáticas, técnicas, composições, sons, vozes, possibilidades de utilização do cinema em contexto pedagógico.
Metodologias
-Partilha de práticas pedagógicas a partir das potencialidades de recurso ao cinema.
Modelo
Questionário de satisfação por resposta on-line, a submeter até 2 dias após a realização da ACD
Observações
Os professores/educadores que desejarem creditação, após a frequência da ACD, devem solicitar o certificado de frequência. Este tem um custo de 5 euros. Para proceder ao pagamento devem transferir a verba de 5,00 € utilizando o: NIB: 0781 0112 0112 0012 91 310 ou IBAN: PT500 781 01 120 112 001 291 310 ( Escola Secundária de Fonseca Benevides). O comprovativo de pagamento deverá ser enviado para andreia.santos@esfb.pt
Formador
Elsa Maria Carneiro Mendes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 17-02-2025 (Segunda-feira) | 18:00 - 21:00 | 3:00 | Online síncrona |