319

Cinema, Cidadania e Desenvolvimento turma PPD 24/25.07

Apresentação

Fundada no âmbito da Porto 2001 Capital Europeia da Cultura a Associação Os Filhos de Lumière tem desenvolvido um vasto programa de educação para o Cinema, passando, em 2006, a fazer parte de um programa pedagógico internacional coordenado pela Cinemateca Francesa, em parceria com a Cinemateca portuguesa, que tem permitido desenvolver de forma apoiada uma metodologia inovadora no meio escolar que tem dado os seus frutos em 15 países da Europa e do Mundo. Cinema, Cidadania e Desenvolvimento é uma oficina de formação que surge no âmbito do programa europeu de educação para o cinema Shortcut (“Histórias Curtas, Grandes Questões”) com a participação da associação. Promovido pela Fundacja Centrum Edukacji Obywatelskiej (Polónia), este projeto centra-se na abordagem ao filme de curta-metragem como objeto artístico e como forma de reflectir sobre as questões fundamentais da cidadania, da inclusão e dos direitos humanos. O programa implica uma escolha de filmes e a criação de ferramentas pedagógicas para abordar questões de cinema e cidadania e a elaboração de uma metodologia a desenvolver com docentes. A oficina de formação dirigida a professores insere-se nesta lógica com o intuito de transmitir e aplicar estratégias pedagógicas partilhadas entre quatro países parceiros (Polónia, República Checa, Irlanda do Norte e Portugal) junto dos docentes e comunidades escolares.

Destinatários

Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Educadores de Infância;

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do 1º Ciclo; Professores do 2º Ciclo; Professores do 3º Ciclo/Ensino Secundário; Educadores de Infância;. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Familiarizar os docentes com a criação cinematográfica - com uma linguagem e um conteúdo próprios - como forma pedagógica para ajudar “a ler”, a imaginar, e a questionar o mundo. - Promover estratégias de criação de relações entre a arte e a criatividade. - Promover estratégias que favoreçam espírito de partilha e cooperação entre jovens, crianças e adultos em torno do visionamento e discussão sobre os filmes. - Explorar novas formas pedagógicas de pensar e abordar as questões de cinema e cidadania. - Propor atividades que facilitem o desenvolvimento do aluno na sua capacidade de pensar, exprimir e de se relacionar com o mundo, no seu contacto com a comunidade e com a sua identidade.

Conteúdos

A ação desenvolver-se-á num total de 30 horas, das quais 15 horas se distribuem por 5 sessões presenciais intercaladas com 15 horas de sessões autónomas em que os formandos trabalham com os respetivos alunos, em tarefas baseadas nos temas/atividades abordados nas sessões presenciais.

Metodologias

Sessões presenciais -Implicam o envolvimento de formandos e formadores com recurso a uma metodologia teórico-prática assente no visionamento de excertos de filmes de curta-metragem (da coleção do programa), na discussão de questões fundamentais de cinema e sua relação com os temas de cidadania e inclusão, utilizando os recursos pedagógicos. Estas sessões incluem um conjunto de projeções-debate a realizar em sala de cinema (ou similar) com os filmes do projeto Shortcurt que culminam com a proposta de atividades a serem realizadas em sala de aula. Sessões autónomas -Estas sessões, que implicam a realização de exercícios propostos pelos cadernos pedagógicos e ou de atividades desenvolvidas pelos formandos, são realizadas com os respetivos alunos, em contexto de sala de aula, intercalando-se com as sessões presenciais. As sessões seguem também um sistema de tutorias em que os cineastas formadores acompanham os docentes na sua abordagem pedagógica das práticas e recursos sobre os filmes visionados com alunos.

Avaliação

Os formandos são avaliados tendo em conta a sua participação nas sessões presenciais, o trabalho desenvolvido nas sessões autónomas, registado nas folhas de sumários e apresentado na última sessão, e o relatório final de que consta a aplicabilidade dos conteúdos abordados nesta oficina à sua atividade letiva, à prática utilizada e procedimento. • Os formandos serão avaliados conforme legislação em vigor com base numa Escala classificativa de 1 a 10 valores com arredondamento à décima e com os seguintes critérios aprovados pela Comissão Pedagógica: De 1 a 4,9 valores – Insuficiente; de 5 a 6,4 valores – Regular; de 6,5 a 7,9 valores – Bom; de 8 a 8,9 valores – Muito Bom; de 9 a 10 valores – Excelente.

Modelo

Aplicação de inquéritos por questionários aos formandos e aos formadores.

Bibliografia

Filmografia a partir da colecção do programa Shortcut: - “Rafa” de João Salaviza (2012, Portugal, 25 min) - “La Peur, Petit Chasseur” de Laurent Achard (2004, França, 9 min) - “História Trágica com Final Feliz” de Regina Pessoa (2005, Portugal, 7 min) - “Mindenki” (Canta) de Kristóf Déak (Hungria, 2016, 25 min) - “Os Olhos do Farol” de Pedro Serrazina (Portugal, 2010, 15 min)

Formador

Teresa Garcia Fernandes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 17-10-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
2 23-10-2024 (Quarta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
3 14-11-2024 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
4 04-12-2024 (Quarta-feira) 10:00 - 13:00 3:00 Presencial
5 09-01-2025 (Quinta-feira) 18:00 - 21:00 3:00 Presencial
Início: 04-12-2024
Fim: 26-02-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-132094/24
Modalidade: Oficina
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 30 h
Local: Sociedade Nacional de Belas Artes e Cinemateca Portuguesa

INSCREVER-ME