289

Aprendizagem através da Gamificação | Proactive Ecoland Experience (Creative Commons: Projeto Erasmus+ 2022-1-FI01-KA220-YOU-000087520) turma ACD 23.24.23

Apresentação

A gamificação é uma forma de trabalhar as diferentes aprendizagens essenciais em DAC. Por outro lado, o desenvolvimento de uma atividade de Role-Play permite desenvolver as competências preconizadas no Perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

1) Conhecer o jogo de tabuleiro Ecoland Experience; 2) Entender o processo do jogo e a conexão com Plano proativo; 3) Compreender os desafios que enfrentamos quando trabalhamos com diferentes partes interessadas.

Conteúdos

O papel de cada cidadão na preservação da natureza; A importância do jogo de tabuleiro como instrumento para o desenvolvimento de aprendizagens essenciais e de competências preconizadas no PASEO; Trabalho colaborativo na comunidade educativa.

Metodologias

Exploração em contexto natural, do parque de Monsanto, Lisboa (3h); Exploração do jogo de tabuleiro Ecoland Experience (2h); Avaliação da atividade e proposta de melhorias (1h).

Modelo

Questionário de satisfação por resposta on-line, a submeter até 2 dias após a realização da ACD.

Observações

Exclusiva para a Equipa do Projeto #EstudoEmCasa,

Formador

Cláudia Maria Canha Nunes Johnen Torres

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 19-07-2024 (Sexta-feira) 09:00 - 13:00 4:00 Presencial
2 19-07-2024 (Sexta-feira) 14:00 - 16:00 2:00 Presencial
Início: 19-07-2024
Fim: 19-07-2024
Acreditação: ACD 23/24.23
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Parque Natural de Monsanto e ES Fonseca de Benevides