288

Diversidade e equidade: Caminhos Múltiplos - Aprendizagens Únicas turma ACD 23.24.22

Apresentação

O contexto académico atual em Portugal obriga a um trabalho muito diversificado no contexto sala de aula, para que seja possível dar resposta às realidades variadas e necessidades distintas de cada uma das nossas crianças e alunos. Há a necessidade de dar atenção não só à questão da barreira linguística mas também à barreira social, cultural e até mesmo familiar e individual. Os profissionais do ensino necessitam recorrer a metodologias de ação que privilegiem as orientações e o intercâmbio de boas práticas para conseguirem, em conjunto, promover nas salas de aula respostas cada vez mais diversificadas e multilingues. Assim, pretende-se com esta ACD promover a reflexão entre os professores, de diferentes realidades e contextos, para que, juntos, possam refletir sobre diferentes caminhos e novas práticas diferenciadoras e promotoras da equidade e da inclusão de todas as crianças e alunos presentes nas nossas escolas diariamente.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

- Refletir sobre práticas, metodologias e atividades que providenciam oportunidades de inclusão e equidade, refletidas em aprendizagem efetiva para todos os alunos, dinamizadas nos Agrupamentos associados ao CFAE; - Promover abordagens ao currículo flexível, personalizadas e ajustadas às necessidades de todos e de cada um, através de metodologias ativas e práticas diferenciadoras.

Conteúdos

- Conceitos associados à educação inclusiva, equidade e aprendizagem para todos. - Práticas, metodologias e atividades que providenciam oportunidades inclusivas de aprendizagem efetiva para todos os alunos, dinamizadas nos Agrupamentos associados ao CFAE. - Práticas curriculares flexíveis, personalizadas e ajustadas às necessidades. - Síntese e conclusões.

Modelo

Questionário de satisfação por resposta on-line, a submeter até 2 dias após a realização da ACD.

Formador

Marília Alexandra Machado Dias

Início: 05-07-2024
Fim: 05-07-2024
Acreditação: ACD 23/24.18
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Museu Nacional dos Coches

INSCREVER-ME