O Repertório Lírico A: Técnica e Interpretação – Nível 4 (Nível Médio-Avançado) turma AE 23/24.01
Apresentação
Esta ação pretende dar continuidade a outras três ações acreditadas anteriormente (Nível 1, Nível 2 e Nível 3) e fundamenta-se, num modelo de aprendizagem em que, na presença dos professores formandos, os cantores - alunos de Canto Lírico, criteriosamente selecionados de entre os alunos da Canto da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional (EAMCN) - executam peças propostas e a formadora corrige os erros estruturais, propondo novas estratégias de abordagem técnica, interpretativa e estilística. Este modelo, que foi sendo apurado ao longo dos tempos, quer na forma de aulas quer na forma de Masterclass, tem como uma das principais vantagens a partilha de informação resultante da interação entre formador e formandos, contando também com os contributos de um professor convidado. Esta realidade abriria aos docentes formandos novos horizontes pedagógicos, ao assistirem às intervenções da formadora e aos conteúdos práticos do professor convidado, permitindo-lhes desenvolver atividades que catapultem os alunos médios para objetivos futuros mais avançados. Este formato de ação de formação tem parâmetros fixos a cumprir que garantem uma elevada qualidade. No entanto, ano a ano, a escolha das obras a executar, cantadas, dependem em absoluto da voz de cada aluno, sendo necessário, por isso, uma adequação criteriosa no momento de organizar a Masterclass e, simultaneamente, a ação de formação.
Destinatários
Professores de Música/Ensino Artístico
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Música/Ensino Artístico. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores de Música/Ensino Artístico.
Objetivos
O objetivo geral deste Curso é o de fazer uma adaptação de obras com um nível de dificuldade superior às analisadas nas ações anteriores (Níveis 1, 2 e 3) e que requerem uma adequação progressiva de competências. Assim, pretende-se proporcionar aos professores de música o conhecimento de novos métodos que lhes permitam: - refletir sobre os processos normalmente utilizados na sua prática docente. - conhecer novas estratégias que possam desenvolver o potencial técnico dos alunos em observação. - dominar novas estratégias que permitam desenvolver o potencial interpretativo a aplicar no reportório abordado e na escolha desse mesmo reportório.
Conteúdos
Audição do reportório apresentado pelos alunos convidados – 5 horas Algumas das peças a serem executadas pelos alnos selecionados, dos seguintes autores, entre outros: • Amadeus Mozart • Camille Saint-Saëns • Claude Debussy • Claudio Monteverdi • Fernando Lopes-Graça • Francis Poulenc • Franz Schubert • Gabriel Fauré • Giovanni Pergolesi • Giuseppe Verdi • Henri Duparc • Hugo Wolf • Jules Massenet • Kirke Mechem • Kurt Weill • Madeleine Dring • Max Reger • Ned Rorem • Piotr Tchaikovski • Richard Strauss • Robert Schumann • Vincenzo Bellini 2. Análise da execução sob os seguintes parâmetros: - 10 horas a) Técnico b) Expressivo c) Fonético e articulatório d) Estilístico e) Harmónico 3. Contextualização dramática da obra, através da análise de: - 10 horas a) Texto que serviu de suporte à obra b) Personagem a interpretar c) Envolvente histórica contextualizada d) Atitude em palco mais adequada
Metodologias
A formação desenrolar-se-á em 8 sessões, cada uma de 3 horas de trabalho presencial e no último dia haverá mais uma hora para elaboração do relatório de reflexão sobre o trabalho realizado. As sessões serão de caráter prático, sendo ouvidas e analisadas as prestações dos alunos convidados, apresentando-se propostas inovadoras para os formandos-professores orientarem os respetivos alunos. A abordagem será sempre construtiva e pretenderá estimular a interação entre os formandos e o formador. A formadora, presente em todas as sessões será um elemento catalisador de discussão entre formandos e professor convidado, colocando questões a este e promovendo a interação entre os participantes.
Avaliação
• Avaliação contínua, por parte do formador, dos trabalhos realizados pelos formandos ao longo das sessões. • Elaboração de um relatório individual que deverá conter uma reflexão sobre: a) Diferenças e similitudes das estratégias apresentadas pelo formador versus as estratégias habitualmente utilizadas pelo formando na sala de aula; b) Aplicabilidade desta ação na sua atividade profissional e “mais-valia” que possa ter aportado à prática docente. • Os formandos serão avaliados de acordo com a legislação em vigor, numa escala classificativa de 1 a 10 valores com arredondamento à décima e com os seguintes critérios aprovados pela Comissão Pedagógica: De 1 a 4,9 valores – Insuficiente; de 5 a 6,4 valores – Regular; de 6,5 a 7,9 valores – Bom; de 8 a 8,9 valores – Muito Bom; de 9 a 10 valores – Excelente.
Modelo
Aplicação de inquéritos por questionários aos formandos e aos formadores.
Bibliografia
Bonnardot, Jacqueline. Repertoire pour le Chant. Cité de la Musique – Centre de Ressources Musique et Dança. 1997. • Chapman, Janice. Singing and teaching singing. Library of Congresso 2010. • Dolmetsch, Arnold. The Interpretation of the Music of the XVII and XVIII Centuries, Londres, ed Novello, sem indicação do ano. • Sá, Manuela de. Segredos da Voz. Editora Sebenta, 1997. • Sanford, Sally. Sevententh and Eighteenth Century Vocal Style and Technique, Stanford University, 1979.
Observações
Os professores/educadores que desejarem creditação, após a frequência do Curso devem solicitar o certificado. Este têm um custo de 15 euros.
Formador
Maria Manuela de Sá Pereira Lopes
Cronograma
Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
1 | 04-09-2023 (Segunda-feira) | 10:00 - 13:15 | 3:15 | Presencial |
2 | 04-09-2023 (Segunda-feira) | 15:00 - 18:15 | 3:15 | Presencial |
3 | 05-09-2023 (Terça-feira) | 10:00 - 13:15 | 3:15 | Presencial |
4 | 05-09-2023 (Terça-feira) | 15:00 - 18:15 | 3:15 | Presencial |
5 | 06-09-2023 (Quarta-feira) | 10:00 - 13:15 | 3:15 | Presencial |
6 | 06-09-2023 (Quarta-feira) | 15:00 - 18:15 | 3:15 | Presencial |
7 | 07-09-2023 (Quinta-feira) | 10:00 - 13:15 | 3:15 | Presencial |
8 | 07-09-2023 (Quinta-feira) | 15:00 - 18:15 | 3:15 | Presencial |