217

I Seminário de Partilhas de Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva dos Agrupamentos de Escola/Escolas Não Agrupadas do Centro de Formação Calvet de Magalhães turma ACD 22/23.26

Apresentação

Pretende-se neste I Seminário que os Agrupamentos/Escolas sejam os atores principais, através da partilha das suas dinâmicas e práticas de atuação da EMAEI. É de destacar a partilha de práticas que se pautam pelo estabelecimento da igualdade de oportunidades e participação, da equidade educativa, da diversidade cultural, dos valores de uma cultura de cooperação e de interajuda que estão subjacentes a todas as práticas educativas e que visam responder a todas as crianças/alunos de forma adequada e eficaz.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial e Técnicos dos AE/ENA e outros elementos da Comunidade EducativaProfessores de Música/Ensino Artístico;

Releva

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014. 

Objetivos

Sensibilizar a comunidade educativa para a educação inclusiva e reforçar a importância das Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva e sua colaboração com os demais serviços da comunidade envolvente, como principais dinamizadoras, a nível organizacional, das dinâmicas vocacionadas para a plena inclusão escolar e social dos alunos; - Partilhar dinâmicas e práticas/atividades das Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva, dinamizadas nos Agrupamentos associados ao CFAE; - Reforçar a importância da interligação da escola com a saúde como meio de prevenção, promoção e manutenção do bem-estar biopsicossocial da criança e do jovem.

Conteúdos

Modelos e práticas de educação inclusiva. - Iniciativas que visam promover uma cultura de responsabilidade, envolvimento e participação social de todos/as os/as intervenientes educativos/as, na promoção de políticas e ações inclusivas de cariz pedagógico e curricular, nos diferentes contextos dos Agrupamentos/Escolas associadas ao CFCM.

Metodologias

A formadora será um recurso altamente qualificado que distribuirá feedback, orientando os formandos, dinamizando as sessões de trabalho e garantindo o desenvolvimento de discussões com real significado visam promover uma cultura de responsabilidade, envolvimento e participação social de todos/as os/as intervenientes educativos/as, na promoção de políticas e ações inclusivas de cariz pedagógico e curricular, nos diferentes contextos dos Agrupamentos/Escolas associadas ao CFCM.

Bibliografia

- Lei n.º 116/2019, 13 setembro Primeira alteração, por apreciação parlamentar, ao Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, que estabelece o regime jurídico da educação inclusiva https://dre.pt/application/conteudo/124680588 - D.L. nº 54/2018, 6 junho, que estabelece o regime jurídico da Educação Inclusiva https://dre.pt/home/-/dre/115652961/details/maximized - Para uma Educação Inclusiva - Manual de Apoio à prática. Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE). - Conjunto de materiais do Projeto de Educação Inclusiva, coordenado pelo Ministério de Educação, através da DGE, da DGEstE, do PNSPSE e da ANQEP, e promovido pelo Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém.

Formador

Marília Alexandra Machado Dias

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 15-05-2023 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
2 22-05-2023 (Segunda-feira) 17:30 - 20:30 3:00 Presencial
Início: 22-05-2023
Fim: 22-05-2023
Acreditação: ACD 22/23.26
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 6 h
Local: Agrupamento de Escolas Francisco Arruda