Missão

 

Desde o início da sua criação que o CFCM se assume como uma entidade de apoio à formação de pessoal docente e não docente, em estreita colaboração com as direções das escolas associadas e, mais atualmente, com os membros da SFM, visando proporcionar contextos de melhoria da educação e formação e promoção do sucesso escolar de todos os alunos. 

O CFCM tem um papel fundamental na organização, gestão, implementação, acompanhamento e avaliação da formação contínua dos profissionais de educação, apoiando as escolas no levantamento e identificação de temas pertinentes e atuais a serem abordados, recorrendo aos parceiros mais estratégicos, em cada situação, tomando como referencial as áreas prioritárias assinaladas pela tutela. 

O CFCM abraça, assim, como sua missão o contributo para o desenvolvimento de competências dos profissionais de educação, de acordo com as diretrizes dimanadas da tutela e tendo em consideração as mudanças socias, culturais e científicas. Procura, pois, contribuir para a melhoria do ambiente na escola e, consequentemente, das aprendizagens e, em última instância, dos resultados escolares. Tem, ainda, por missão colaborar no processo de avaliação de desempenho docente, coordenando a bolsa de avaliadores externos. 

Desde o ano letivo de 2017/2018, o CFCM assumiu mais uma missão: a de colaborar no processo de Autonomia e Flexibilidade Curricular, através da sua representante que integra a Equipa Regional de Lisboa e Vale do Tejo, constituída ao abrigo do Despacho nº 9726/2018.

 

Ainda mais recentemente, no ano letivo de 2020/2021 a Direção Geral de Educação implementou um Plano de Ação para a Transição Digital, pelo que o CFCM, através da sua embaixadora digital, vai envidar todos os esforços no sentido de garantir o desenvolvimento das competências digitais dos docentes, necessárias ao processo ensino e aprendizagem neste novo contexto digital.