CinEd: Crescer com o Cinema

Formação de professores e mediadores culturais

O CinEd é um programa europeu de educação cinematográfica que visa facilitar a descoberta do cinema europeu a jovens entre os 6 e os 19 anos de idade, procurando simultaneamente popularizar a sétima arte como objecto cultural e modalidade de conhecimento do mundo.

A acção de formação Crescer Com o Cinema (acreditada pelo Centro de Formação Calvet de Magalhães CCPFC/AAC – 100105/18) inscreve-se no âmbito do CinEd e tem o formato de OFICINA (40 horas: 20 h. presenciais e 20 h. de trabalho autónomo), destinando-se a professores e professores bibliotecários (que possam envolver um grupo de alunos), a mediadores culturais e a outros adultos interessados. A formação está assente na transmissão de uma metodologia participativa e inovadora através do contacto com a linguagem e a matéria do cinema, de uma criteriosa selecção de filmes disponíveis na plataforma CinEd e da experimentação prática dos múltiplos recursos pedagógicos trabalhados em cooperação pelos nove parceiros europeus.

A oficina decorrerá no Auditório da Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro (Estrada de Telheiras, 146 – Lisboa) e está estruturada em 7 sessões presenciais com a duração de 3 horas cada e no trabalho autónomo realizado pelos participantes com apoio dos cineastas formadores.

Sessão 1 (28 de Setembro – 10:00/13:00 h.) — Apresentação da metodologia a trabalhar na oficina e das pistas pedagógicas a aplicar com grupos de alunos através das plataformas e dos recursos já existentes. Abordagem ao cinema do ponto de vista do processo da criação cinematográfica.

Sessão 2 (28 de Setembro – 14:30/17:30 h.) — Abordagem à forma metodológica de preparação de uma projecção-conversa com alunos (através do encontro com um filme da colecção) e proposta de um percurso de três filmes a trabalhar com os alunos nesta formação.

Sessão 3 (9 de Outubro – 10:00/13:00 h.) — Projecção do 1º filme do percurso acordado, em sala de cinema, com a participação dos alunos que participam no projecto. Conversa entre todos os participantes sobre o que viram e sobre as questões colocadas pelo filme, levando-os a pensar sobre o processo de criação e a sua relação com as questões da vida e do mundo.

Sessão 4 (23 de Outubro – 10:00/13:00 h.) — Projecção do 2º filme escolhido, diálogo e abordagem ao filme e à sua cinematografia procurando levar a estabelecer uma comparação entre os dois filmes e as questões sobre o cinema e a vida que estes levantam.

Sessão 5 (16 de Novembro – 10:00/13:00 h.) — Balanço intermédio sobre o trabalho realizado pelos participantes e discussão sobre a aplicação das pistas pedagógicas e o trabalho autónomo realizado em sala de aula.

Sessão 6 (4 de Dezembro – 10:00/13:00 h.) — Projecção do 3º filme, conversa sobre o filme e sobre a relação entre os três filmes vistos em sala de cinema.

Sessão 7 (14 de Dezembro – 10:00/13:00 h.) — Balanço final sobre todo o processo experienciado pelos formandos ao longo da oficina. Apresentação e discussão dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos em sala de aula com o apoio dos professores e dos outros formandos que os acompanharam.

O trabalho autónomo pressupõe a aplicação prática da metodologia abordada nas sessões presenciais e decorre no contexto lectivo, no intervalo entre as sessões presenciais.

Conheça o plano de formação e participe Nas ações

ATENÇÃO! AÇÃO "FEGOE - Flexibilidade Curricular e Organização de Projetos" -  INSCRIÇÕES ENCERRADAS

NOTA: Os certificados das ações e respetiva fatura/recibo são levantados no Centro de Formação. Se pretender receber em casa deve entregar, no Centro de Formação ou ao/à formador/a da ação um envelope devidamente selado e endereçado.

NIB

>>> 078101120112001291310 <<<

Centro de Formação Calvet Magalhães

Contacto

Rua Jau - Alto de Santo Amaro
1300-312 Lisboa

Email:  
cfcm@cfcm.pt
Telefone:  213617448

Horário de atendimento

Seg a Qui das 14h às 18h30

NOTA: Os certificados das ações e respetiva fatura/recibo são levantados no Centro de Formação.

Se pretender receber em casa deve entregar, no Centro de Formação ou ao/à formador/a da ação um envelope devidamente selado e endereçado.

parceiros